Nova Funcionalidade: Serviços Recorrentes

Estamos entusiasmados em anunciar a mais recente adição ao nosso sistema: os serviços recorrentes. Esta nova ferramenta foi projetada para melhorar a experiência do usuário, aumentar a eficiência e proporcionar ainda mais valor ao seu uso diário do nosso sistema. Neste post, vamos explorar o que é esse recurso, como ele funciona e como você pode começar a utilizá-lo hoje mesmo.

O que são os serviços recorrentes?

    Os Serviços Recorrentes são uma nova funcionalidade que permite agendar e gerenciar serviços que se repetem regularmente. Com essa ferramenta, você pode automatizar a criação de eventos recorrentes como: calibração de pneus, manutenções preventivas, lavagens, lubrificações e quaisquer outras atividades que devam ser executadas com um determinado intervalo de tempo (dias).

Como utilizar serviços recorrentes:

    Nos próximos tópicos iremos executar os seguintes passos para a criação de um serviço:

 

  1. Cadastrar um novo serviço
  2. Adicionar um serviço a um equipamento
  3. Dar baixa em um serviço executado
 

1. Cadastrando um novo serviço

    Primeiro, iremos cadastrar o serviço recorrente que será adicionado aos equipamentos no passo seguinte.

    Para isso, acessaremos o menu de “Manutenção” e em “Cadastros Básicos” selecionaremos “Serviços recorrentes”.

Acessando o menu de cadastro de serviços recorrentes

    Feito isso, iremos clicar no botão “Incluir” no canto inferior direito da página.

    Caso deseje modificar um serviço já existente, basta selecioná-lo e clicar na opção “Alterar”.

    A janela de cadastro conta com os seguintes campos:

  1. Descrição: descrição do serviço a ser executado.
  2. Intervalo:
    1. O primeiro campo define o tempo entre execuções dos serviços.
    2. O segundo campo possui 2 opções de valor: “Previsão” e “Baixa”. A diferença entre valores será explicada a seguir.
    3. O terceiro campo define o período que as execuções recorrentes serão geradas. É uma boa prática que esse campo tenha um valor múltiplo do primeiro.
  3. Valor unitário: caso o serviço tenha algum custo, ele deverá ser preenchido aqui (o custo pode ser alterado no momento da baixa).
  4. Grupo de despesa: grupo de despesa do serviço.
  5. Ativo: quando não selecionado, o serviço não poderá ser adicionado a um equipamento.
 

   Os valores “Previsão” e “Baixa” se comportam da seguinte forma:

        Ao selecionar “Previsão”, o intervalo será incrementado tomando como base a data de previsão do lançamento.

        Selecionando “Baixa”, o intervalo será incrementado na data da baixa efetiva do serviço, ajustando os lançamentos futuros se necessário.

 

   Agora basta preencher os campos e gravar seu novo serviço.

Tela de cadastro de serviço recorrente

2. Adicionando o serviço a um equipamento

    Agora, iremos adicionar o serviço cadastrado a um equipamento.

    Para isso, acessaremos no menu de “Manutenção” a opção “Execução de Serviços Recorrentes”

Acessando o menu de execução de serviços recorrentes

    Na sequência, clicaremos no botão “Incluir” no canto inferior direito da página.

    Caso deseje modificar um serviço já existente, basta selecioná-lo e clicar na opção “Alterar”.

    A janela de cadastro possui os seguintes campos:

  1. Equipamento: em qual equipamento o serviço periódico deve ser executado.
  2. Data prevista: data para a primeira execução do serviço.
  3. Interromper Recorrência: caso seja selecionado, o serviço será gerado somente uma vez.
  4. Serviço Recorrente: serviço a ser executado (cadastrado no passo 1).
  5. Observação: observações para a execução do serviço.
 

    Os campos ao lado desses serão utilizados no momento da baixa (passo 3)

 

   Agora basta preencher os campos e gravar. Assim, o serviço será adicionado e as próximas execuções serão geradas respeitando o cadastro do serviço recorrente selecionado.

3. Realizando a baixa de um serviço

    Ainda na tela de execução de serviços recorrentes, iremos realizar um duplo clique em um registro, ou um clique simples e selecionar a opção “alterar” no canto inferior direito.

    Agora os campos de “Dados da Baixa” estão liberados para o preenchimento, são eles:

  1. Data/Hora Marcação: data de quando foi executado o serviço.
  2. Marcação: marcação do equipamento no momento da execução.
  3. Colaborador: pessoa responsável pela execução do serviço.
  4. Tempo gasto: tempo utilizado para a realização do serviço.
  5. Custo: custo da execução. (Esse campo pode estar preenchido a depender do cadastro do serviço e pode ser alterado)

 

   Preenchidos os campos, deve-se selecionar a opção “Baixar” e a baixa será completada.

    Pronto! Agora você sabe como utilizar a nova funcionalidade da Equipamenta. Esperamos que você aproveite ao máximo essa nova ferramenta e estamos ansiosos para ouvir seu feedback!

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, estamos sempre à disposição no nosso canal de suporte. Basta enviar um email para: suporte@equipamenta.com.br e estaremos aqui para te auxiliar.

 

Até a próxima!

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